Olá a todos...
“Uma das características mais marcantes da era em que vivemos é precisamente a informação e a forma como ela é trabalhada, como circula e é difundida (imprensa, televisão, publicidade, meios informáticos, etc.)”, sendo muito importante utilizar estes meios digitais corretamente.
Quando estes não são utilizados como devem podem surgir desinformações, isto é, a utilização das técnicas de comunicação e informação para induzir ou dar uma falsa imagem da realidade, mediante a supressão ou ocultação de informações, minimização da sua importância ou modificação do seu sentido.
Atualmente, com o surto do COVID-19 este tipo de atividade é cada vez mais recorrente e por isso a DGS tem tido o cuidado de alertar para estas falsas informações.
A Deepfake, isto é , a manipulação de imagens e/ou vídeos está a atingir um novo nível visto que , graças à inteligência artificial é cada vez mais fácil criar vídeos falsos com resultados credíveis.
O que é também muito comum nos dias de hoje é as Fake News, Este termo inglês é usado para referir-se a falsas informações divulgadas, principalmente em redes sociais.
Em alguns casos, os autores criam estas notícias com o intuito de atrair acessos aos sites, ganhando maior publicidade digital. No entanto, os motivos para que estas sejam criadas são muito diversos, podendo ainda ter como objetivo criar boatos prejudicando pessoas comuns, celebridades, políticos e empresas.
São também uma ameaça ás democracias sendo que põem em causa os valores da sociedade, ao manipularem a verdade.
Obrigado por lerem!
Webgrafia:
Comentários
Enviar um comentário