Avançar para o conteúdo principal

Padrões de codificação de caracteres

  

           Olá a todos..

     

      Os padrões de codificação de caracteres retratam o relacionamento entre um conjunto de caracteres com um conjunto de outra coisa , como números ou pulsos elétricos, que têm o fim de facilitar o armazenamento de texto em computadores e a sua transmissão através de redes de telecomunicação. Alguns exemplos, são o código ASCII, o código Unicode e o código morse.

 

       Código ASCII

 A tabela de código ASCII teve origem nos anos 60 do sec. XX, devido à necessidade de criar um padrão que fosse utilizado por todos os computadores, sendo mais fácil a comunicação entre eles e a troca de dados.

  Esta tabela utilizava conjuntos de 7 bits para representar 128 caracteres, muitos deles apenas adequados á linha inglesa, visto que a tabela foi desenvolvida nos Estados Unidos.

  Para se obter um caracter ASCII num processador de texto, a partir do teclado, pressionava-se a tecla ALT e, simultaneamente, no teclado numérico, digita-se o código da tabela ASCII correspondente ao caracter pretendido.

       




                Código Unicode

      O Unicode é um código que define todos os caracteres da maior parte das línguas do mundo. Os códigos disponibilizados permitem representar até 4 bytes (32 bits) para codificar os caracteres  utilizados pelos idiomas modernos e as formas clássicas de alguns idiomas. A Unicode é mais extensa que a tabela de código ASCII.
    Codificam, além de outros, caracteres acentuados, símbolos de pontuação, símbolos técnicos e matemáticos e outros símbolos gráficos.

        


          Lara em código ASCII com a fonte Graffiti

 ____                         

|    |   _____ ____________   
|    |   \__  \\_  __ \__  \  
|    |___ / __ \|  | \// __ \_
|_______ (____  /__|  (____  /
        \/    \/           \/ 

     Conversão de duas imagens em ASCII.












~


webgrafia:  Documento fornecido pela professora.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Photopea - Ficha 7 ( Recuperação de uma imagem)

       Olá a todos..              Esta semana prosseguimos com a exploração das ferramentas de reparação. Numa primeira parte, realizamos a recuperação de uma imagem antiga com o auxílio da ferramenta " Patch Tool".          Seguiram-se os seguintes passos: Selecionar a área a reparar com a ferramenta Patch; Arrastar a seleção para uma zona em bom estado , o que permitirá a reparação da zona da imagem danificada.           Existe ainda um outro processo para reparar a imagem: - Ativar a ferramenta " Clone Tool" Definir a zona da imagem que irá servir como imagem a fundir na zona a reparar; Premir a tecla ALT e clicar em simultâneo no botão esquerdo do rato; Posicionar na zona a reparar. Clicar no botão esquerdo do rato e arrastar o cursor.

Photopea- Introdução ( Ficha 2)

 Olá a todos..  Esta semana iniciei a exploração de uma nova ferramenta designada por Photopea.  O Photopea é um serviço grátis online que tem ferramentas básicas e avançadas para a edição de fotos. Pode ser uma excelente alternativa para usar recursos profissionais, visto que é semelhante ao Adobe Photoshop. Iniciei esta exploração com o uso da ferramenta " Laço Magnético" que realiza a medição do contraste cromático entre os pixéis, tendo em conta a tolerância estabelecida, e "desenha" uma seleção à medida que se avança com o cursor. Convém mencionar que esta ferramenta só funciona corretamente em imagens com algum contraste cromático. Desta maneira. consegui mudar a cor de duas flores: Original Original Webgrafia :   https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2019/01/como-usar-o-photopea-concorrente-online-e-gratis-do-photoshop.ghtml Imagens :  https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.wikidata.org%2Fwiki%2FQ58327261&psig=AOvVaw2uJiJd0e...

Licenças Creative Commons

    Olá a todos …       Hoje, vou abordar um tema bastante útil, as Licenças Creative Commons.    As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional «todos os direitos reservados» criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos.  Os instrumentos abrangidos nesta licença fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos.   Em conjunto, formam um corpo vasto em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, misturados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.        Design e fundamentação das licença  Todas as licenças aju...